Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


infra-estrutura:huawei:emulador_huawei_ensp

Emulador Huawei eNSP

Este post e para falarmos sobre o emulador eNSP da Huawei, ele é digamos um concorrente para o GNS3, sendo assim vou passar como instala-ló e configurar o eNSP para conversar com o mundo real como fazemos no GNS3.

Baixando o eNSP

Instalando o eNSP

Configurando um roteador virtual para se comunicar com o meio externo

Após a instalação crie um novo projeto e coloque um item cloud e router.

Item nuvem(cloud).

Item Router.

Após isso monte esta topologia

Na configuração de cloud precisamos de uma atenção especial.

Vamos as explicações:

  • BrindingInfo: Exibe as interfaces físicas da máquina

Agora precisamos entender o conceito do item cloud. Abaixo temos como “teoricamente” como funciona o item cloud.

Repare que temos na janela temos dois tipos de port type, e os números deles. Logo abaixo tem a opção Port Map Setting onde configuramos o mapeamento de uma porta física para uma porta ““lógica”. Sendo assim a porta física será o Local Port Num e a porta lógica será Remote Port Num. Eu renomeei minha interface física do windows para Eth0 e ela esta como número 1 ela será a Local Port Num, e a segunda com Binding Info como UDP de número 2 que será ligado ao roteador da nossa simulação. Outra configuração não deve ser esquecida e marcar a opção Two-way Channel para a comunicação fluir nos 2 sentidos(externo → eNSP / eNSP → externo). Quando você selecione em bindingInfo a interface no meu caso eth0 – IP: 192.168.10.173 e clicar em add, logo depois mude o bindingInfo para UDP e clique em Add novamnete. Assim terá as duas conexões sendo necessário somente fazer o mapeamento.

Testando comunicação roteador virtual eNSP com rede externa

Agora com tudo montado o mapeamento feito vamos iniciar nosso roteador configura-ló e pingar o gateway externamente a emulador eNSP.

Repare que a interface do nosso roteador virtual e ethernet0/0/0

vamos configura-ló.

teste de ping

Considerações

Achei muito show a idéia da Huawei criar um emulador para nós técnicos práticarmos e aprender como funciona os produtos Huawei. Mas vou te falar a Huawei precisa melhorar muito. Nos meus testes teve situação que meu notebook travou(e meu notebook é um avell com i7, 8G de memória, e 500G de HD SSD M2), ou então fazia o lab com a nuvem ora funcionava ora não. Sendo assim espero melhores dias para o eNSP, mas e o start da Huawei quem dera todos os fabricantes fizessem isso principalmente do mercado GPON/EPON. Fica a dica. vlw

Discussão

Insira seu comentário. Sintaxe wiki é permitida:
 
infra-estrutura/huawei/emulador_huawei_ensp.txt · Última modificação: 2019/03/27 23:42 por ricardobarbosams